Você sabe o que é o Steel Framing?
É um outro jeito de construir, simples assim!
O Brasil é um dos últimos países no mundo a construir bloco sobre bloco, de forma artesanal e sofrida. E por ser um artesanato, dependemos muito da qualidade e da "inspiração" do artesão.
Por que somos assim?
A construção civil é o setor que mais absorve a mão de obra desqualificada. Assim, modernizar esse setor e utilizar técnicas construtiva que não dependam de uso de muita mão de obra, é mal visto pelo governo e pelos bancos. É mole? Afinal de contas, o governo teria que dar um jeito de educar, qualificar e realocar um grande número de pessoas...
É por isso que te fazem acreditar que a única casa boa é a feita do mesmo jeito que a casa dos seus avós, dos seus bisavós e assim por diante. Não é intrigante o fato de a cada ano sair um modelo novo de carro, um iPhone novo, novas roupas, etc, mas a sua casa ter que ser construída como há 100 anos?!
Pois é, a razão não é a falta de tecnologia mas sim a relutância em disponibilizá-la. Pelo mesmo valor de m2 de obra, você pode ter uma casa mais confortável, mais durável, mais fácil de dar manutenção e mais rápida! Uma obra não precisa ter cronograma de meses, ele deve ter cronograma em semanas. Já assistiu o programa Irmãos a Obra? Já viu que lá só falam em semanas? Pois é, não há nenhuma necessidade de uma obra de uma casa durar mais que um ano!
Enfim, vamos voltar ao conceito do Steel Frame?
Apesar de no Brasil ainda ser considerado uma inovação, a origem do Steel Frame, também conhecido como Light Steel Framing (LSF), remonta ao início do século XIX.
Historicamente, este modelo de construção iniciou-se com as habitações em madeira, construídas pelos colonizadores no território americano; quando nos Estados Unidos começou a conquista do território e a migração chegou à costa do Oceano Pacífico. Neste período, com o grande crescimento da população foi necessário buscar métodos rápidos e produtivos para serem empregados na construção de habitações, utilizando os materiais disponíveis na região (madeira). A partir de então, as construções em madeira, conhecidas como Wood Frame, tornaram-se o sistema residencial mais comum nos Estados Unidos.
Em 1933, com o grande desenvolvimento da indústria do aço nos Estados Unidos, foi lançado o protótipo de uma residência em Steel Frame, que utilizava perfis de aço substituindo a estrutura em madeira.
No período pós 2ª Guerra Mundial, houve um grande crescimento da economia americana e um elevado crescimento na produção de aço. Isso possibilitou a substituição do uso da madeira pelo uso das estruturas em aço, visto que eram mais leves e mais resistentes à intempéries. Na década de 1990, houve uma instabilidade referente ao preço e à qualidade da madeira para a construção civil, o que fez com que os perfis em aço passassem a ser mais utilizados nas construções residenciais. Estima-se que, até o final dos anos 90, 25% das residências construídas nos Estados Unidos eram em Steel Frame.
Após a Segunda Guerra Mundial, também começaram a surgir no Japão as primeiras construções em Steel Frame para reconstruir milhões de casas que haviam sido destruídas por bombardeios. Como as construções em madeira contribuíram para o alastramento das chamas e destruição em massa, o governo japonês restringiu o uso de madeira em construções com objetivo de promover construções que não fossem inflamáveis, no caso o aço.
Com isso, a indústria de aço japonesa começou a produzir perfis leves para a construção civil como um substituto aos produtos estruturais de madeira. Consequentemente, o Japão apresenta um mercado e uma indústria altamente desenvolvidos na área de construção em perfis leves de aço.
Assim, nos países onde a construção civil é predominantemente industrializada o Steel Frame é largamente utilizado há mais de 30 anos, destacando-se nos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Japão e Canadá.
Já no Brasil, apenas a partir de 1998 essa tecnologia passou a ser empregada, tendo seus primeiros projetos voltados para edificações de médio e alto padrão, a fim de romper paradigmas culturais. Atualmente, este sistema construtivo vem sendo visado para construção de conjuntos habitacionais e construção de residências em grande escala, devido à sua industrialização, o que gera alta produtividade e racionalização dos processos. (Fonte: https://decorlit.com.br/um-breve-resumo-sobre-a-origem-do-steel-frame/)
Gostou? Venha orçar o seu projeto em Steel Frame conosco!